Goteira: como resolver?

Um problema muito recorrente em várias construções, tanto residenciais quanto industriais, são as goteiras.

Na época das chuvas, a água consegue se infiltrar, danificando lajes, forros, paredes, e causando grandes prejuízos e dores de cabeça.

É preciso entender, entretanto, que há várias causas diferentes para o surgimento das goteiras, e que para cada uma delas há soluções diferentes.

Nesse texto, vamos explorar as principais causas do surgimento de goteiras e o que fazer para resolver os problemas.

Como surgem as goteiras nos telhados e como resolver

Problemas no telhado

A água da chuva incide diretamente no telhado e, portanto, problemas na cobertura são as principais causas do surgimento de goteiras.

É comum que as telhas velhas e sem manutenção apresentem falhas, fissuras, aberturas, afinal de contas estão sujeitas à exposição do sol, ventos, poluição, e intempéries em geral.

Dessa forma, o primeiro passo é identificar as peças soltas e quebradas.

Cuidado: Andar sobre um telhado é bastante arriscado, uma vez que as telhas – cerâmicas, cimentícias, metálicas – não possuem grande resistência, e há grandes chances de acidentes.

Durante o período das chuvas, o perigo é ainda maior, pois as peças molhadas ficam mais pesadas e o pisoteamento sobrecarrega ainda mais a estrutura de cobertura, que também pode estar escorregadia.

Há casos em que é possível fazer a vedação das peças, mas quando o problema é generalizado, pode ser que seja necessário refazer o telhado.

Em todo caso, é importante procurar ajuda de um profissional para avaliar as opções disponíveis.

Além de falhas das telhas, outro problema recorrente é a má instalação.

Os fabricantes recomendam caimentos específicos para cada tipo de telha, de forma a garantir o correto escoamento da água pluvial.

Por esse motivo, por exemplo, existem materiais que aceitam inclinações mais leves, como por exemplo telhas cimentícias e metálicas, e outros tipos como telhas cerâmicas e de concreto que precisam de inclinações maiores.

Caso esses parâmetros não sejam seguidos conforme a recomendação, a água pode ficar empoçada e isso pode gerar problemas com goteiras.

Riscos causados pelas goteiras no telhado

As goteiras nos telhados podem representar sérios riscos estruturais, e devem ser resolvidas com urgência.

Quando há uma laje embaixo do telhado, a água infiltrada pode causar danos na estrutura, especialmente quando não há nenhum tipo de sistema de impermeabilização nessa laje.

Os problemas mais comuns de infiltração na laje, além das goteiras, são mofo, descascamento de pintura, exposição da armadura e um resultado estético terrível.

É muito comum que durante as chuvas essa água escoe pelas aberturas de pontos elétricos, com sérios riscos de choques e curto circuitos.

Em construções industriais as goteiras podem causar prejuízos enormes, especialmente quando a água atinge maquinários caros, paralisando a produção, além dos riscos de acidentes.

Portanto, as goteiras devem ser identificadas e solucionadas com urgência.

Soluções para telhados com infiltrações e goteiras

A Oficina do Telhado é especializada em Soluções para infiltrações de telhados, atendendo toda a região do Rio de Janeiro. Além da verificações de problemas com as telhas, verificamos também a Impermeabilização.

A manutenção do telhado consiste em uma inspeção para verificar possíveis aspectos que precisem receber a manutenção para evitar danos ao telhado e à edificação.

O ideal é que essa inspeção seja feita anualmente a fim de analisar se a estrutura está adequada, se existem telhas quebradas ou fora do lugar, entre outros problemas antes que a cobertura fique comprometida.

Solicite agora mesmo um orçamento sem compromisso, ou nos chame nos WhatsApp.

Fonte: Fibersals