As calhas são importantes elementos que compõem a cobertura da edificação. Além de coletar e escoar a água da chuva que cai sobre o telhado, evitam infiltrações e ajudam na conservação da pintura das paredes externas. Porém, como o sistema está constantemente exposto às intempéries e poluição atmosférica, é necessária a realização de manutenções periódicas para que todas as suas funções continuem sendo desempenhadas de maneira adequada.

É muito importante que as calhas estejam sempre livres e desobstruídas. A falta de limpeza pode causar entupimentos nos coletores e tubos de descida, reduzindo a capacidade de vazão ou até mesmo impedindo o escoamento. Isso resulta na sobrecarga dos sistemas coletores e estruturas, deformando-os e reduzindo o tempo de vida útil.

A periodicidade recomendada de limpeza e manutenção varia de seis meses a um ano, dependendo das características do ambiente onde está a edificação. Em áreas com elevados índices pluviométricos, por exemplo, a indicação é que seja realizada com maior frequência. As intervenções regulares também são aconselhadas em empreendimentos próximos de árvores, com o objetivo de retirar folhas e galhos que se acumulam na calha.

Tags: Lavagem de calhas no Rio de Janeiro, limpeza de calhas no Rio de Janeiro, empresa de calhas no Rio de Janeiro, Orçamento para limpeza de calhas no Rio de Janeiro, Manutenção de Calhas no Rio de Janeiro, Conserto de Calhas no rio de Janeiro, Instalação de Calhas no Rio de Janeiro.